Verdadeiro, falso, ou provocação? O personagem russo entrevistado pela TASS frequentemente inventa histórias usando o Papa e às vezes atribuindo palavras a ele, mas a Santa Sé nunca desmentiu esse profissional de fake news.
A informação é publicada por Il Sismografo, 23-07-2023.
Por enquanto a notícia é da agência TASS que assegura que Francisco enviou este convite especial ao Patriarca Kirill de Moscou. Segundo a TASS, que falou com Leonid Sevastianov, “presidente da União Mundial dos Velhos Crentes”, teria sido o próprio Papa Francisco quem falou sobre este projeto por ocasião de sua próxima viagem à Mongólia (31 de agosto a 4 de setembro). Qualquer reunião pode ocorrer na viagem de ida para Ulan Bator ou no caminho de volta.
Sevastianov, uma conhecida figura russa que se orgulha de ter uma estreita amizade com Putin e Kirill, e muitas vezes fala de ter uma correspondência permanente com o Santo Padre Francisco, sublinhou que o local do encontro sendo um aeroporto "é considerado uma zona de trânsito territorial, neutra", ou seja, não seria um "encontro na Rússia".
O personagem russo acrescenta que Francisco propõe encontrar Kirill em um dos aeroportos de Moscou, Domodedovo ou Vnukovo, quando o avião do pontífice fizer uma parada para reabastecer.
Leia mais
- Kirill agora é um “pacifista”, mas antes falou em uma “guerra justa”, e assim explicou o ataque à Ucrânia: “É certo lutar, é uma guerra contra o lobby gay”
- Ria Novosti: Kirill e Zuppi concordam em dizer que as Igrejas devem servir a paz
- O cardeal Zuppi encontra apenas um funcionário de nível médio no Kremlin e trabalha para repatriar 20.000 crianças ucranianas
- Zuppi em Moscou: D. Pezzi (bispo russo), “ótimas notícias. Após os últimos acontecimentos, a urgência e a disponibilidade para a paz parecem ter aumentado”
- Parolin: “espero pela paz na Ucrânia, mas no momento não vejo perspectivas”
- A agência russa Ria Novosti ataca a missão de paz do Papa? A missão de Zuppi é como aquela em Moçambique
- Dias após tentativa de golpe de Estado, Papa Francisco envia cardeal para negociações de paz
- Parolin: “espero pela paz na Ucrânia, mas no momento não vejo perspectivas”
- As convergências entre o Papa e Putin
- Rússia, o silêncio do Papa e a iniciativa de Kirill
- Patriarca de Moscou Kirill pede apoio ao presidente Putin
- Kirill: “Digo não a uma escalada do conflito”
- A traição de Prigozhin é inaceitável, independentemente da opinião de alguém sobre a operação especial. Artigo de Andrew Korybko
- Zuppi em Kiev na hora mais difícil: "A paz não deve permanecer apenas um sonho"
- Poderá o Papa Francisco promover a paz na Ucrânia? Artigo de Thomas Reese
- Zelensky esfria as expectativas de paz do Vaticano: "A Rússia deve retirar todas as suas tropas do território da Ucrânia"
- Papa Francisco convida o Minuto pela Paz que unirá fiéis de diferentes religiões na quinta-feira, 8 de junho
- “Zuppi é a manobra certa para a paz. Eu estou recomeçando, mas não será outra Bose”. Entrevista com Enzo Bianchi
- Vaticano: enviado do Papa a Kiev reuniu-se com Volodymyr Zelensky
- O Kremlin nega que Putin planeje se encontrar com Zuppi em Moscou
- Dois dias intensos para o cardeal Zuppi em Kiev. Possíveis reuniões para traçar o “mapa do Vaticano” da Ucrânia após a agressão
- O mundo pede a paz. Como acabar com a guerra na Ucrânia
- Dois dias intensos para o cardeal Zuppi em Kiev. Possíveis reuniões para traçar o “mapa do Vaticano” da Ucrânia após a agressão